Como alugar um imóvel? 


Está buscando um imóvel para alugar e ainda tem dúvidas sobre como funciona um processo de locação e em qual lugar é melhor realizar o seu?

Se suas respostas foram sim para ambas as perguntas, decidimos trazer um conteúdo completo para que possa entender como funciona o processo de locação com a DF Casa Imóveis e também esclarecer dúvidas como garantias locatícias e documentação necessária para alugar o imóvel que tanto deseja. Veja mais sobre o assunto no conteúdo abaixo.


1) Decida qual imóvel quer alugar

Caso ainda tenha dúvidas sobre qual imóvel atende a sua necessidade e qual melhor se encaixa no seu orçamento, nós da DF Casa Imóveis contamos com corretores especializados para te ajudar a encontrar o imóvel que tanto busca.


2) Envio e análise de documentação

Após escolher qual imóvel se encaixa nas suas necessidades e no seu orçamento, realizar a visita e fazer as contas, chegou a hora de enviar a documentação.
Geralmente a imobiliária solicita comprovação de renda e outros documentos pessoais para avaliar se o potencial inquilino terá condições de pagar o valor mensal.
Justamente para gerar maior segurança dentro do contrato de locação tanto para o proprietário quanto para você, o inquilino.
E para te ajudar, separamos abaixo a lista com os documentos necessários.

Documentos necessários para alugar um imóvel

Saiba quais são os documentos necessários para realizar o aluguel de um imóvel e já realize o seu checklist:

Checklist de documentos pessoa física:

- RG e CPF;
- 3 referências comerciais e/ou pessoais;
- Declaração negativa no SPC ou órgãos semelhantes;
- Comprovante de Renda (holerite/declaração do contador com carimbo e firma reconhecida, imposto de renda do ano na íntegra ou 3 últimos extratos bancários)
- Rendimento mínimo: 3x o valor do aluguel.

Checklist de documentos pessoa jurídica:

- CPF/RG dos Sócios;
- CNPJ;
- 3 referências comerciais e/ou pessoais;
- Declaração de estado civil (certidão de nascimento - com averbação em casos de mudança de estado civil) + sócios;
- Extrato da conta corrente dos últimos 6 meses;
- Contrato social completo e Última alteração;
- Balanço contábil da empresa ( 6 meses) com carimbo e reconhecimento de firma do contador.


Outra etapa importante é também o inquilino escolher entre os tipos de garantia para locação de imóveis, escolhendo a que melhor se encaixa em sua realidade.


Tipos de garantias locatícias

Conheça os tipos de garantias locatícias e veja qual melhor se encaixa na sua necessidade e no seu bolso.


Seguro fiança*

Oferecido por uma empresa parceira, o seguro fiança substitui a exigência do fiador, cobrindo as principais obrigações contratuais assumidas pelo locatário. A aprovação de crédito é em sua grande maioria rápida e acontece logo após a entrega da documentação solicitada. A apólice é renovada anualmente, seguindo as regras da seguradora.


Saiba mais sobre no vídeo Como funciona o seguro fiança

CredPago*

Oferecido por uma empresa parceira,  substituir a necessidade de fiador, consiste na cobrança da garantia diretamente na fatura do cartão de crédito do locatário. Nesta opção, o limite do cartão deve ser 4x o valor do aluguel + taxas, podendo acontecer a soma de limites de mais de um cartão, desde que sejam cônjuges ou pais e filhos com contas bancárias diferentes. Além do limite, a análise consiste na validação de dados do cartão, como validade superior a 12 meses e saldo disponível para lançamento.

Ouça mais sobre esse assunto com o Bruno Gagliasso




Título de Capitalização*

O Título de Capitalização é outra opção de garantia locatícia que substitui a necessidade do fiador. Ao escolher esta opção, o locatário deve depositar o valor pré-determinado, de acordo com o valor do aluguel do imóvel mais encargos. Funciona como um investimento em poupança, com rendimento mensal, e que fica como garantia para o proprietário. As vantagens são que o locatário poderá resgatar o valor investido mais  rendimento no final do contrato, caso não haja danos no imóvel.

*Aprovação sujeita a análise cadastral


3) Assinatura de contrato

Estando tudo em dia com a documentação apresentada, escolha do tipo de garantia locatícia e ambas as partes de acordo, a imobiliária convida proprietário e inquilino para a assinatura do contrato ou como no caso da DF Casa Imóveis, também pode ser realizada de forma digital com o apoio de um setor jurídico.

Após a assinatura e processos de autenticação dos documentos, é necessário realizar a vistoria no imóvel para que depois a chave seja entregue.


Ainda tem dúvidas? 

Entre em contato com um de nossos corretores e esclareça agora as dúvidas que possui.


 

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies